Estudantes do Anglo Sorocaba, Itapetininga e São Roque, acompanhados pelo professor do Ensino Médio, Wilson Campos, viajaram no dia 5 de janeiro para a província de Nova Scotia, no Canadá, promovendo o intercâmbio cultural Anglo/Horton High School. O grupo está realizando diversos e divertidos passeios.

No primeiro dia eles conheceram as instalações e as principais diretrizes da escola. Já no segundo dia, após as atividades escolares, o grupo passeou pela neve nos arredores de Horton e se divertiu praticando boliche. No terceiro dia eles o aprendizado em sala de aula foi sobre a formação geológica, da Nova Scotia e suas rochas e fósseis. Os alunos também passearam por New Minas, cidade comercial e jantaram em uma lanchonete temática – com muita batata frita inclusa nos pratos. No quarto dia, os alunos praticaram várias atividades na neve e assistiram a um jogo de Hockey, na Acadia Arena.

Na manhã do quinto dia, eles foram a um mercado de produtos orgânicos, conheceram a cidade histórica Wolfville e a noite assistiram a um jogo de Hockey, dos alunos da Horton. No sexto dia, a visita foi à Ross Farm, uma fazenda histórica que funciona como museu a céu aberto. A finalidade do passeio foi a de revelar como viviam e trabalhavam os primeiros canadenses. Eles ainda passearam de trenó e tomaram chocolates quentes a beira de uma fogueira na floresta de pinheiros. Em Martock, lugar onde fica a mais famosa estação de esqui, nossos alunos aprenderam a esquiar e usar o Snowbord. “Foi muito impressionante, para os canadenses, verem como nossos alunos aprenderam rápido a patinar”, comentou o professor Wilson. O professor está acompanhado a turma de alunos durante todo o intercâmbio. 

Os alunos também foram entrevistados por uma TV e um Jornal local devido ao intercâmbio. No oitavo dia, na escola, os alunos participaram como convidados de uma aula de gastronomia e apreciaram comidas tradicionais do país. Hoje, nono dia de intercâmbio, após a aula, eles aprenderam a jogar Curling (esporte olímpico coletivo praticado em uma pista de gelo cujo objetivo é lançar pedras de granito o mais próximo possível de um alvo).